domingo, 20 de novembro de 2011

Coluna da Jackie: Amanhecer - parte 1

Vamos aos polêmicos coments desse polêmico filme.
Ao contrário do que todos os críticos estão falando, eu adorei esse longa. Tudo bem que teve defeitos(vários, que vou citar mais abaixo), mas foi o melhor até agora, e não sei como tem muita gente dizendo que foi o pior. Crepúsculo e Lua Nova me deram sono(fato), Eclipse eu gostei, mas esse eu ADOREI. Não me deu sono em nenhum momento, mexeu bastante comigo a primeira parte, quando ela casa, todo aquele sentimento de abandonar a família e até o melhor amigo, para ficar com o Edward, adorei tudo aquilo lá, exceto aquele sonho ridículo, com direção de arte muito mal feita, ficou brega(mas dane-se, porque esse filme não é pra isso).
Toda a primeira parte do filme(lê-se até o momento que ela descobre a gravidez) foi fantástica. Achei bem tocante(exceto algumas falas melosas do Edward), bacana, deu espaço pra todos os atores, mesmo cada um, que não fosse o trio principal, tendo uma participação bem pequena. O casamento é lindo, a lua de mel melhor ainda, tem cenas muito engraçadas, eu tava achando tudo ótimo, até o português do Robert, quando a Bella me engravida e acaba com o resto do filme.
É aí que entra a segunda e, como bem disse o Pattinson, sombria parte do filme. Toda aquela gravidez sofrida, aquele drama, me deixaram a Kristen igual ao Christian Bale no Operário, aquilo foi horrível, não podiam ter feito aquilo de uma maneira menos agressiva e pelo menos um pouquinho realista? O parto então, nem se fala, parecia um filme de terror, tinha crianças, muitas, na sessão que eu vi, e todo aquele alvoroço no parto, foi horroroso.
Mas tudo bem, continuei achando o filme ótimo. Agora vamos falar do que foi tosco ali no meio: a cena ridícula dos lobos "conversando"(eu sei que era o pensamento deles), eles não podiam resolver aquilo na forma humana? Me senti vendo um filme da Sessão da Tarde, daqueles que tem cachorros que jogam basquete, coisas do gênero. Outra cena que eu odiei foi mostrar a Bella virando vampira por dentro, parecia um documentário sobre corpo humano, sei lá, precisava mesmo daquilo? E por último, mas não menos importante, a trilha sonora fraquíssima, só salvou tocar Bella's Lullaby quase que no final, achei tocante para os fãs, principalmente no flashback da Bella.
Não li nenhum livro, portanto não vou comparar, não vou julgar a adaptação, mas considero um bom filme, infelizmente teve um final bem previsível, porém foi bem tocante, e pelo que eu sei que vai rolar na parte 2, acho difícil essa continuação ser mais emocionante que essa primeira parte. Para mim, parecia que tudo tinha acabado ali (tirando a cena pós créditos), será que a parte 2 supera essa? Espero que sim, que me surpreenda, como esse.
Ah é, antes que me esqueça, não achei ruim as atuações, como todos estão falando, acho que foi normal, todos falam que o Robert não tem expressão, mas isso é confusão com o personagem, Edward que é muito parado, vejam outro filme do Robert e comparem.
Gostei de ser surpreendida pelo filme, quero muito rever, pena que pecou em várias cenas, até os créditos ficaram ruins, mas é o que há, ninguém espera que o filme ganhe prêmios consagrados, ele só pega os Teen Choices da vida, só ganha bilheteria e pronto, pra que ficar analisando fotografia, direção de arte, etc? O filme é feito para os fãs, e não para a crítica.
Agora é esperar um ano para o gran finale, espero muito que supere esse, pois fiquei feliz em sair surpreendida do cinema. 
Recomendável? Só se você realmente conhece a saga e está disposto a entrar no universo de Stephanie Meyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário